O longo reinado da rainha Elizabeth 2ª foi marcado pelo forte sentido de dever e determinação em dedicar a vida ao trono britânico e ao povo.
Para muitos, ela se tornou a única referência constante em um mundo de mudanças rápidas e de declínio da influência britânica. Nesse período, a sociedade passou por grandes transformações e o papel da própria monarquia passou a ser questionado.
Seu sucesso em manter a monarquia ao longo de um período tão turbulento foi ainda mais notável se considerarmos que, na época de seu nascimento, ninguém previa que seu destino seria assumir o trono.
Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em 21 de abril de 1926, na casa da família em Berkeley Square, em Londres. Era a filha mais velha de Albert, duque de York, o segundo filho de George 5° e sua duquesa, a Lady Elizabeth Bowes-Lyon.
Tanto Elizabeth quanto a irmã, Margaret Rose, nascida em 1930, foram educadas em casa e criadas em um ambiente familiar amoroso. Elizabeth era extremamente próxima de seu pai e seu avô, George 5°.
Aos seis anos, Elizabeth disse ao instrutor de equitação que queria se tornar uma “senhora do campo com muitos cavalos e cães”.
Leia mais em BBC