Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Brasil ocupa penúltima posição em ranking global de aposentadoria com 44 países, por Cristiane Gercina/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Brasil só perde para Índia em índice que avalia saúde, finanças, qualidade de vida e bem-estar. Idosa é atendida em agência do INSS na capital paulista; ranking mostra que inflação corrói poder de compra dos aposentados no Brasil - Fabio Munhoz - 17.set.20/Folhapress

 

 

O Brasil é o penúltimo colocado em ranking global de aposentadoria com 44 países, à frente apenas da Índia, segundo levantamento da Natixis Investiment Managers. O estudo leva em consideração quatro pontos principais para definir onde o aposentado vive melhor: saúde, finanças, qualidade de vida e bem-estar.

O Índice Global de Aposentadoria Natixis começou a ser feito em 2012 e engloba os países com economia desenvolvida e os que fazem parte dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China).

Segundo o estudo, em 2022, a crescente inflação é o que contribui para a má qualidade de vida dos aposentados, seguida pela alta de petróleo, alimentos e habitação, que têm corroído o poder de compra dos mais velhos.

Leia mais na Folha de São Paulo