Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Campanha de Lula quer destravar Fundo Amazônia e impulsionar agenda do meio ambiente, por Julia Chaib eRicardo Della Coletta/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Petista planeja se contrapor a Bolsonaro e usar políticas de preservação como sinalização para países e investidores no exterior. A ex-ministra e candidata a deputada federal Marina Silva e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputa a Presidência da República - Miguel Schincariol/AFP

 

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem feito acenos ao exterior na tentativa de marcar um contraponto a seu principal adversário, Jair Bolsonaro (PL), numa pauta valorizada por investidores internacionais: o meio ambiente.

A avaliação de aliados do petista é que uma política voltada para o combate ao desmatamento deve funcionar como importante sinalização internacional, num eventual novo governo Lula, de que o Brasil pretende reassumir uma posição de destaque em discussões sobre o clima.

Segundo o ex-ministro Aloizio Mercadante, que coordena o programa de governo de Lula, uma das prioridades da campanha é conseguir a liberação de recursos do Fundo Amazônia de forma rápida em caso de eleição do petista.

Leia mais na Folha de São Paulo