Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Julgamentos da TÜV Süd por Brumadinho continuam na Alemanha

Detalhes Notícia
Duas ações civis buscando responsabilização da empresa alemã por rompimento da barragem em Minas têm audiências em setembro. Companhia emitiu laudo atestando estabilidade da construção antes do colapso. Mais de três anos após a tragédia de Brumadinho, quatro vítimas ainda continuam sob a lama Foto: Mauro Pimentel/AFP

 

 

A empresa alemã de inspeções e certificação TÜV Süd volta nos próximos dias a ser alvo de dois julgamentos na Alemanha sobre sua possível responsabilização pelo rompimento da barragem em Brumadinho. Ambos buscam a reparação de danos da companhia, que emitiu laudo atestando estabilidade da barragem, que se rompeu em 2019. A tragédia deixou 270 mortos. Quatro vítimas ainda estão desaparecidas.

As ações buscam a responsabilização da empresa e a reparação e indenizações pelos danos causados pelo rompimento da barragem a familiares de vítimas e atingidos sobreviventes.

Nesta sexta-feira (16/09), prossegue num tribunal de Munique, no sul da Alemanha, o processo iniciado em outubro de 2019 por uma ação civil inicialmente representada por seis familiares de uma das vítimas da tragédia e pelo município de Brumadinho.

Numa decisão em janeiro de 2022, entretanto, foram incluídas outros 1.100 indivíduos afetados pelo desastre.

Leia mais em Deutsche Welle