O LIDE RS e o CLP – (Centro de Liderança Pública) vêm atuando junto a entidades e lideranças municipais na análise dos pontos fortes e fracos apontados pelo Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios 2022 e assim contribuir para melhoria de performance de gestão, cujos resultados possam impactar no desenvolvimento econômico e social. As informações foram divulgadas pela assessoria de imprensa da entidade neste sábado (8).
Além das prefeituras municipais de Esteio, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Pelotas, as conversas estão avançando junto às entidades, federação e associações, a exemplo da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre). Um dos principais objetivos é levar conhecimento e capacitação aos gestores, por meio de cursos seminários e produzir avaliações mais profundas com base no Ranking de Competitividade anual do CLP.
Para o prefeito Leonardo Pascoal, cada vez mais a gestão pública precisa se pautar por dados e evidências. “Iniciativas como a do Ranking de Competitividade dos Municípios são poderosas ferramentas para que os gestores observem resultados e indicadores, de diferentes áreas, e estabeleçam estratégias e ações que permitam às cidades avançar nestes quesitos”. “Mais importante que a posição global, é a análise individual da realidade de cada município frente aos números apresentados. Essa compreensão que possibilita que todos possam crescer”, analisa.
Leia mais no Jornal do Comércio