Os serviços essenciais prestados pela prefeitura à população funcionam em regime de plantão no feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, nesta quarta-feira, 12. O atendimento regular será retomado na quinta-feira, 13. Confira abaixo:
Atendimento 156+POA – O cidadão pode solicitar informações ou abertura de protocolos durante 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados. O 156 tele tem o custo de uma ligação local. Já os demais serviços necessitam apenas de conexão com a internet. São quatro acessos on-line disponíveis: site 156 web, aplicativo 156+POA, Whatsapp do 156 (51 3433-0156) e o e-mail 156poa@portoalegre.rs.
Limpeza urbana – O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalha normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.
Trânsito e transporte – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que o transporte coletivo irá operar com tabela de domingos e feriados nesta quarta-feira, 12. Os passageiros podem consultar os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo, em tempo real, na função GPS do app do Cartão TRI, disponível para smartphones iOS e Android, e também na tabela horária disponível no site http://www2.portoalegre.
Trabalho – A unidade do Sine Municipal, na avenida Sepúlveda com a Mauá, estará fechada nesta quarta-feira, 12. O atendimento ao público retorna na quinta-feira, 13, a partir das 8h.
Saúde – Os prontos atendimentos e hospitais do município – Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) – permanecerão abertos 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando. As unidades de saúde e farmácias distritais não funcionam no feriado desta quarta-feira, 12, retomando o atendimento na quinta, 13. Os pontos de vacinação contra a gripe e Covid-19 serão divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Pronto-atendimentos 24h:
– PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
– PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
– PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
– PA de Saúde Mental IAPI (rua Valentim Vicentini, s/nº – telefone: 3289-3456)
– UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil – telefone: 3368-1619)
Hospitais:
– Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim)
– Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – emergências obstétrica e pediátrica (avenida Independência, 661)
Água, esgoto e drenagem – Fone 156, opção 2: atendimento diário 24h para registrar vazamentos de água, extravasamentos de esgoto cloacal e pluvial e solicitar serviços operacionais. Atendimento do Dmae ocorre também pelo app 156+POA. Para esclarecer assuntos da área comercial, denunciar ligações clandestinas e outros serviços o atendimento ocorre a partir da quinta-feira, 13, das 8h às 17h. Posto Comercial da rua José Montaury e da avenida Cristiano Fischer, 2.402, estarão fechados na quarta-feira 12, e reabrem na quinta-feira, 13, às 8h30.
Assistência social – Serviço de atendimento ao cidadão para identificação de pessoas em situação de rua: atendimento 24h pelo 156 opção 7 na Central de Abordagem.
Atendimento às pessoas em situação de rua:
Centro Pop – Santana – avenida João Pessoa, 2384 Centro Pop 2 – Floresta – rua Gaspar Martins, 114 /120 Centro Pop 3 – avenida França, 496, Navegantes Albergue Acolher 1 – Casa de Passagem (24h) – rua Dr. João Simplício, 38 Albergue Acolher 2 – (12h) – rua 7 de Abril, n º 315 Albergue Dias da Cruz – avenida Azenha, 366
Ceic – O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) opera 24 horas. O videomonitoramento acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic também atua no atendimento a situações de risco e emergência.
Guarda Municipal – As equipes estarão em parques e praças, além da fiscalização de aglomerações. A vigilância fixa e motorizada atende postos de saúde, secretarias e prédios municipais. A Central de Operações da GM atende 24 horas pelo telefone 153 e 156.
Defesa Civil – A Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas no telefone 199 para atendimento de urgências em situação de risco.
Conselho Tutelar – Atendimento das 8h às 18h, em regime de plantão centralizado e noturno das 18h às 8h, na rua Fernando Machado 657- Centro Histórico. Emergências pelo telefone 3289 2020.
Meio Ambiente – A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) mantém plantão e atende urgências pelo 156 +POA.
Manejo arbóreo – A Equipe de Manejo Arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) trabalha em regime de plantão e atende demandas de urgências pelo telefone 156 POA.
Iluminação pública – O plantão técnico da IPSul, responsável pela PPP de iluminação pública, atende solicitações de urgências pelo telefone pelo 0800 000 1740.