Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Escola para autistas ganha nova estrutura em Passo Fundo; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Educandário vai trabalhar com pouco mais de 100 alunos e tem o enfoque em questões da qualidade de vida /PREFEITURA DE PASSO FUNDO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

 

 

A prefeitura de Passo Fundo estruturou um espaço para atender as demandas pedagógicas e psicossociais de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi inaugurada, no fim de semana a Escola Municipal dos Autistas Professora Olga Caetano Dias.

A primeira sede da Escola dos Autistas foi na rua Morom, próximo à escola Notre Dame, e atendia a 10 crianças. Com o passar do tempo e o aumento de crianças que necessitavam de atendimento especializado, a escola foi transferida para um prédio no Bosque Lucas Araújo. Nesta fase, em função de mudanças na legislação, a escola passou a oferecer exclusivamente atendimento pedagógico a mais de 35 crianças e adolescentes.

Já sediada no Seminário Nossa Senhora Aparecida, passou gradualmente a aumentar o número de atendimentos e, atualmente, atende 104 crianças, adolescentes e adultos com TEA. Além do trabalho pedagógico e de suporte à escola regular que o aluno frequenta, a Escola trabalha as questões de estruturação e socialização, utilizando metodologias específicas voltadas ao autismo. Também oferece, através de parcerias, oficinas de equoterapia e atividades aquáticas. O quadro de professores é composto por 18 profissionais, todos com especialização em Educação Especial Inclusiva e curso de aperfeiçoamento em TEA.

Leia mais no Jornal do Comércio