Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
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Índice de popularidade digital mostra correlação entre rede social e voto, por Júlia Barbon/Folha de São Paulo

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Indicador apresentou quadros próximos a resultado das urnas, mas distantes na disputa ao Governo do Rio Grande Sul e à Câmara. O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputam o segundo turno - Bruno Santos e Antônio Molina/Folhapress

 

 

Redes sociais e voto são fatores intimamente ligados na política atual. É o que demonstra a comparação entre os resultados de primeiro turno e o desempenho dos candidatos na internet durante a campanha.

A performance de candidatos à Presidência, aos governos de sete estados e à Câmara foi medida no Índice de Popularidade Digital (IPD), calculado pela Quaest e divulgado mensalmente pela Folha.

O indicador mostrou quadros próximos ao que as urnas revelaram. Apontou, por exemplo, maior aproximação do presidente Jair Bolsonaro (PL) do primeiro colocado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Diferentemente das pesquisas de intenção de voto realizadas por institutos tradicionais como Datafolha e Ipec —que não têm como objetivo antever o resultado do pleito, mas medir como o eleitor, no momento das entrevistas, pretende agir—, o IPD foi criado para fazer esse tipo de prognóstico.

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