Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

DEPOIS DE 17 ANOS, SERÃO JULGADOS OS ÚLTIMOS 3 ACUSADOS DE ATACAR JUDEUS EM PORTO ALEGRE

Detalhes Notícia
Dos 9 skinheads pronunciados, 6 já foram julgados e condenados, mas apenas 1 está preso.

 

 

Está marcado para o próximo dia 27 de outubro, o julgamento dos últimos réus acusados de atacar três jovens judeus em Porto Alegre. O crime aconteceu na madrugada do dia 08 de maio de 2005, quando Rodrigo Fontella Matheus, Edson Nieves Santanna Júnior e Alan Floyd Gipsztejn, que usavam o quipá (pequeno chapéu usado pelos judeus), foram agredidos com chutes, socos, facadas e pontapés na frente de um bar na Cidade Baixa.

O grupo de skinheads, de ideologia neonazista, atacou as vítimas exatamente no dia em que completava 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Seis dos 9 réus pronunciados já foram julgados e condenados, embora apenas 1 tenha sido preso até o momento.

Os réus deste último julgamento são Valmir Dias da Silva Machado Júnior, Israel Andriotti da Silva e Leandro Maurício Patino Braun, que respondem por crime de homicídio qualificado na forma tentada, por motivo torpe, ou seja, exclusivamente por serem as vítimas judeus.

“Esperamos que a justiça seja feita e que estes 3 réus, assim como os demais envolvidos no crime, também sejam condenados. É muito importante que a mensagem fique clara: crimes como este não podem ficar impunes. Acho preocupante ver que este tipo de agressão causada por preconceito, racismo e intolerância, ocorrido há 17 anos, continue ainda tão atual”, comenta a assistente da acusação Helena SantAnna.

O julgamento vai ocorrer no plenário de grandes júris da Capital, no 2º andar do Foro Central I. A sessão será presidida pela Juíza de Direito Lourdes Helena Pacheco da Silva, titular do 2º Juizado da 2ª Vara do Júri da Comarca de Porto Alegre.