Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

“É um orgulho ter um sistema desse”, diz coronel que comanda “auditoria” nas urnas, por Sarah Teófilo/Metrópoles

Detalhes Notícia
Militar do Exército é o responsável por chefiar a equipe designada pelo Ministério da Defesa para avaliar sistema de votação do TSE. Coronel do Exército Marcelo Nogueira em seção de votação no segundo turno das eleições de 2022

 

 

Chefe da equipe nomeada pelas Forças Armadas para “auditar” as urnas eletrônicas, o coronel do Exército Marcelo Nogueira elogiou na manhã deste domingo o sistema de votação usado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o TSE.

Logo após votar em uma escola da Asa Norte de Brasília, entre várias respostas na mesma toada do discurso de Jair Bolsonaro e da cúpula militar, deixando para depois do resultado final das eleições o diagnóstico sobre a confiança nas urnas, Nogueira disse à coluna que o sistema é um “orgulho” para o país.

“Acho ruim o sistema eletrônico virar um problema de crença, de acreditar ou não. O sistema funciona, acho que é um orgulho para a gente ter um sistema desse. (…) Todo brasileiro deveria buscar manter a confiança no sistema. (…) Olha como era antes, aqueles papéis, aquelas mesas (refere-se aos tempos em que a votação era por meio de cédulas de papel). Eu acho que há uma desconfiança de grande parte da população, (por isso) acho importante esclarecer, e mais transparência. E agora vai ser uma máxima, né, porque você tem uma população dividida”, disse o militar.

Leia mais em Metrópoles