A prefeitura e a Brigada Militar flagraram, nesta terça-feira, 29, um grupo suspeito desmatando uma área verde que seria utilizada como loteamento clandestino na Zona Sul de Porto Alegre. A ação conjunta envolveu a Guarda Municipal, Diretoria-Geral de Fiscalização, fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).
O responsável pela ocupação foi conduzido à Delegacia de Polícia. O suspeito também foi autuado pela prefeitura com base na legislação ambiental do município, que prevê multa de R$ 1,2 mil, podendo chegar a R$ 98,7 mil, em valores atuais, pela prática de supressão nativa.
A área conta com aproximadamente 6000 metros quadrados. No local, estavam previstas vendas de lotes e construção de uma via em um trecho do bairro Belém Velho. A ação ocorreu após recebimento de uma denúncia anônima.
“Esta ação conjunta é de extrema importância, pois barra a criação de novos lotes clandestinos na cidade. Muitos problemas urbanísticos e de ordem ambiental são provocados pela ocupação irregular destes espaços”, destaca a diretora da DGF, Lorecinda Abrão.
Denúncias – As ligações são gratuitas e podem ser realizadas pelos telefones 153 e 156.