Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Cientista brasileiro na África do Sul ganha prêmio alemão; da Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Tulio de Oliveira, que mora no país africano desde 1997, e Sikhulile Moyo, do Zimbábue, foram homenageados pela descoberta da variante ômicron da covid-19. Honraria foi entregue pelo chanceler alemão, Olaf Scholz. Os pesquisadores Tulio de Oliveira (à esquerda) e Sikhulile Moyo, que ganharam o Prêmio África da Alemanha 2022Foto: sun / bhp

 

 

O brasileiro Tulio de Oliveira, que mora na África do Sul desde 1997, e o zimbabuano Sikhulile Moyo receberam nesta sexta-feira (26/11) o Prêmio África da Alemanha 2022, entregue pelo chanceler federal alemão, Olaf Scholz, em cerimônia em Berlim. Os dois cientistas descobriram a variante ômicron da covid-19, pelo qual foram reconhecidos e também receberam insultos e ameaças.

Oliveira é pesquisador em biotecnologia e dirige o Centro para Respostas e Inovação em Epidemias (Ceri) da Universidade Stellenbosch, na África do Sul. Ele já havia sido destacado pela revista científica Nature como uma das dez personalidades que fizeram a diferença em 2021 e entrou na lista dos cem mais influentes da revista americana Time deste ano.

Filho de mãe moçambicana, Oliveira mudou-se para a África do Sul quando tinha 21 anos e sempre sentiu-se ligado ao continente africano. Hoje, é um dos principais virologistas do país, especializado em epidemias.

Leia mais em Deutsche Welle