Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Missão do projeto Artemis volta à Terra após orbitar a Lua, da Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Cápsula Orion pousou no oceano Pacífico, após 25 dias de uma missão não tripulada em torno do satélite natural. Dados coletados serão usados para futuras viagens do homem à Lua e a Marte. Orion passou a cerca de 127 quilômetros da luaFoto: NASA/AFP

 

 

A cápsula Orion da Nasa pousou com sucesso neste domingo (11/12) no oceano Pacífico, após completar sua jornada ao redor da Lua. A amerissagem (pouso no mar) ocorreu às 14h40 do horário de Brasília, perto da Ilha de Guadalupe, na península da Baixa Califórnia, no México.

Após 25 dias, o retorno da cápsula à Terra encerra a primeira missão não tripulada do programa Artemis, que pretende levar novamente seres humanos à Lua – algo que não ocorre desde 1972, com a missão Apollo 17. O Artemis também tem o objetivo, de mais, tarde levar astronautas para Marte.

A Orion passou a cerca de 127 quilômetros da Lua e atingiu uma distância de quase 435 mil quilômetros da Terra. Desde a decolagem, em 16 de novembro, a cápsula viajou 2,25 milhões de quilômetros.

Leia mais em Deutsche Welle