Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
img

Uruguai prende ex-militares responsáveis por sequestro em Porto Alegre em 1978, por Sylvia Colombo/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Ação ocorreu no âmbito da Operação Condor, de associação das ditaduras militares da América do Sul. A uruguaia Lilian Celiberti, sequestrada em 1978 no âmbito da Operação Condor, em evento em Porto Alegre que lembrou os 40 anos do caso do 'sequestro dos uruguaios' - Leo Caobelli - 12.nov.18/Folhapress

Dois ex-coronéis foram presos no Uruguai pela participação em sequestros no contexto da chamada Operação Condor, que uniu esforços dos governos militares de Chile, Argentina, Brasil e Uruguai nas décadas de 1970 e 1980 para combater oposição aos regimes autoritários em voga à época.

Carlos Alberto Rossel Argimón e Glauco Yanonne de León foram detidos na última quarta-feira (7). Ambos têm envolvimento no sequestro dos funcionários públicos uruguaios Lilian Celiberti e Universindo Díaz em Porto Alegre, em novembro de 1978 —também foram sequestrados os filhos de Lilian, Camilo e Francesca, à época com 7 e 3 anos.

A operação foi levada a cabo pelo Exército uruguaio, com a ajuda da polícia civil gaúcha, num caso comprovado de participação dos aparatos repressivos de dois países sul-americanos em uma mesma missão. O episódio ficou conhecido internacionalmente como “sequestro dos uruguaios”.

Leia mais na Folha de São Paulo