Porto Alegre, sábado, 21 de setembro de 2024
img

Eduardo Leite apresenta minirreforma administrativa com 27 secretarias, por Diego Nuñez/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Governador eleito, Eduardo Leite apresentou propostas a deputados estaduais ISABELLE RIEGER/JC

 

 

O governador eleito Eduardo Leite (PSDB) encaminha hoje à Assembleia Legislativa uma minirreforma administrativa, dividida em dois projetos de lei. As propostas elevam de 25 para 27 as secretarias do Estado, dividindo pastas, criando estruturas e excluindo outras secretarias. As medidas também corrigem remunerações salariais de servidores em funções gratificadas (FGs) e cargos comissionados (CCs).

Caso o texto seja aprovado pelos deputados estaduais, a Secretaria Extraordinária de Relações Federativas e Internacional e um cargo de secretário extraordinário deixarão de existir. Haverá a criação de uma nova pasta: Parcerias e Concessões. A Secretaria de Trabalho, Renda e Emprego passará a ser denominada Trabalho e Desenvolvimento Profissional. Outras quatro secretarias serão divididas.

A pasta de Obras e Habitação dará lugar para Obras, em uma pasta, e Habitação e Regularização Fundiária em outra.

Duas secretarias atuais – Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo; e Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social – serão diluídas em três novas pastas: Sistema Penal e Socioeducativo; Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; e Assistência Social.

Leia mais no Jornal do Comércio