As Forças Armadas da Alemanha, a Bundeswehr, estão enfrentando sérios problemas técnicos com os veículos de combate de infantaria Puma, de acordo com uma reportagem publicada pela revista alemã Der Spiegel neste sábado (17/12).
Depois de uma manobra de treinamento, todos os 18 veículos da versão modernizada do Puma que participaram do exercício militar apresentaram problemas e nenhum saiu em prontidão operacional. Em uma carta, o comandante da 10ª Divisão Blindada, o major-general Ruprecht von Butler, chegou a falar em “perda total”.
Segundo a reportagem, von Butler teria informado que o principal problema era a parte eletrônica dos tanques de alta tecnologia. Em um dos veículos, os cabos pegaram fogo na cabine de controle.
A situação causou alvoroço no Ministério de Defesa da Alemanha. Os veículos deveriam participar da Força-Tarefa Conjunta de Elevada Prontidão (VJTF) da Otan no próximo ano.
Segundo a revista, von Butler teria informado que os Pumas destinados para a força-tarefa serão substituídos pelo tanque Marder – um modelo mais antigo, mas seguro – até segundo ordem.
Leia mais em Deutsche Welle