Porto Alegre, sexta, 22 de novembro de 2024
img

Clima: União Europeia chega a acordo sobre reforma do mercado de carbono; da RFI

Detalhes Notícia
Negociadores do Parlamento Europeu e dos Estados-Membros da União Europeia concluíram um acordo para aumentar as ambições e ampliar o âmbito do mercado de carbono (foto ilustrativa). © Fabrice Coffrini / AFP

 

 

Fim do livre “direito de poluir” para a indústria, uma taxação de emissões ligadas aos sistemas de aquecimento e aos carros, um fundo social para a transição. Após cerca de 30 horas de debates difíceis, os negociadores do Parlamento Europeu e dos Estados-Membros da União Europeia concluíram um acordo durante a noite deste sábado (17) para domingo (18) para aumentar as ambições e ampliar o âmbito do mercado de carbono, de acordo com um comunicado de imprensa do Parlamento.

Para cobrir suas emissões de CO2, os produtores de eletricidade e as indústrias intensivas em energia, como aço e cimento, devem, a partir de agora, ter uma “licença para poluir” sobre o mercado europeu de quotas de emissões (ETS, na sigla em ingês), criado em 2055 e que se aplica a 40% das emissões do continente.

As cotas totais criadas pelos Estados diminuem ao longo do tempo para incentivá-los a emitir menos. A reforma, proposta em julho de 2021 pela Comissão Europeia, visava fortalecer o ETS em todos os sentidos para alcançar as ambiciosas metas de redução de gases de efeito estufa do plano climático da UE.

Leia mais em RFI