Porto Alegre, sexta, 22 de novembro de 2024
img

Cúpula de países na Jordânia tenta reduzir influência do Irã em governo iraquiano, da RFI

Detalhes Notícia
O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, durante visita do primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani, a Teerã, em novembro de 2022. via REUTERS - IRAQI PRIME MINISTER MEDIA OFFIC

 

 

A França e outros atores regionais pediram ao Iraque nesta terça-feira (20), durante uma cúpula na Jordânia, que se afaste do governo iraniano para facilitar a resolução das crises que assolam o Oriente Médio. Em novembro, o novo primeiro-ministro do Iraque visitou o Irã já durante a crise do país vizinho, mostrando simpatia pelo regime.

A França, a União Europeia e países do Oriente Médio estão reunidos em uma Cúpula na Jordânia para tentar negociar a duradoura crise da região. A conferência Bagdá II foi realizada nas margens do Mar Morto, mais de um ano após a primeira reunião na capital iraquiana organizada por iniciativa do presidente francês, Emmanuel Macron, e do Iraque.

A conferência foi um teste para o primeiro-ministro iraquiano, Mohamed Chia al-Soudani, nomeado em outubro após mais de um ano de impasse político e visto como mais próximo do Irã do que seu predecessor.

Leia mais em RFI