Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Desafio de Lula agora é consolidar a ‘frente ampla’ no ministério: veja os principais entraves; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Partidos que o apoiaram na disputa contra Bolsonaro no segundo turno, até aqui, estão fora da Esplanada. Lula apresentou parte dos ministros de seu novo governo na quinta-feira, 22. Foto: Ueslei Marcelino/ Reuters

 

 

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva terá uma conversa definitiva, nesta sexta-feira, 23, com a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e vai oferecer a ela, como primeira opção, o Ministério do Meio Ambiente. Simone disse a interlocutores que pode aceitar, desde que não passe na frente da deputada eleita Marina Silva (Rede-SP). Lula afirmou a aliados que, caso não haja acordo para que Marina assuma o novo posto de Autoridade Climática, oferecerá a Simone o Planejamento.

A nove dias da posse, o presidente eleito ainda não completou a equipe de governo. Nesta quinta-feira, 22, ele anunciou 16 ministros, incluindo na lista o futuro vice-presidente Geraldo Alckmin, que será titular de Indústria e Comércio. Lula também apresentou as primeiras mulheres que vão integrar a Esplanada, como Nísia Trindade Lima para Saúde.

Leia mais em O Estado de São Paulo