Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Após frustração com live, bolsonaristas falam em ‘jogada de mestre’ e ‘Heleno presidente’, por Johanns Eller/O Globo

Detalhes Notícia
Grupos fomentam conspiração de que Bolsonaro deixou o Brasil para Exército impedir posse de Lula e que ministro do GSI assumiu o comando do país. O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Augusto Heleno, do GSI Cristiano Mariz/Agência O Globo

 

 

O pronunciamento de Jair Bolsonaro na manhã desta sexta-feira (30), poucas horas antes de embarcar para os Estados Unidos, provocou inicialmente frustração entre apoiadores do presidente derrotado, que aguardavam por alguma sinalização golpista para impedir a posse de Lula no próximo domingo. O clima, no entanto, mudou rapidamente a favor de Bolsonaro.

Em pouco tempo, uma narrativa se alastrou pelos grupos de WhatsApp e Telegram a favor do presidente e de bandeiras antidemocráticas: o líder demissionário deixou o Brasil em uma “jogada de mestre” para que as Forças Armadas possam intervir e impedir que Lula vista a faixa, sem responsabilizar Bolsonaro por qualquer golpe.

A ideia de emplacar a imagem de Bolsonaro como um “enxadrista” é comum em ocasiões de grande frustração da militância, como ocorreu quando o presidente recuou das declarações golpistas e assinou uma carta escrita por Michel Temer após o 7 de setembro de 2021.

Leia mais em O Globo