A Câmara Municipal devolveu R$ 51 milhões do orçamento do ano de 2022 aos cofres da Prefeitura da Capital. A devolução é resultado de uma série de ações em prol da economicidade de recursos. Economia essa obtida pela diminuição de gastos administrativos, de bancadas e gabinetes de vereadores. A devolução dos valores foi marcada por um ato simbólico realizado na tarde desta terça-feira, 27, no Salão Nobre da sede do legislativo.
Durante o ato, o presidente do legislativo, Idenir Cecchim (MDB) enfatizou que a devolução é fruto de esforços coletivos. “É uma honra encerrarmos uma gestão marcada por debates e aprovações tão significativas, por tantas obras e melhorias na estrutura e no funcionamento da Câmara e ainda assim conseguirmos devolver um valor tão expressivo aos cofres públicos. Isso é resultado dos esforços dos vereadores que cada vez mais tem atuado para garantir mandatos eficientes, de resultados”, afirmou.
O chefe do Executivo, Sebastião Melo, destacou a importante relação de respeito e parceria entre a Câmara Municipal e a Prefeitura, ressaltando a relevância da figura do presidente da Casa, que em 2022 coube ao vereador Cecchim. “Agradeço ao presidente pela condução da Casa neste ano, numa relação respeitosa e efetiva com a prefeitura. A devolução dos recursos será muito relevante diante dos enormes desafios que enfrentamos para destinar à prestação de serviços”, afirmou o prefeito.
Também participaram do ato as vereadoras Claudia Araújo e Monica Leal e os secretários da Fazenda, Rodrigo Fantinel, de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo e de Planejamentos e Assuntos Estratégicos, Urbano Schmitt.
Gestão 2022: Mesmo com a economia de R$ 51 milhões, o ano de 2022 foi de muitas ações importantes para melhorias da Câmara Municipal. Obras de melhorias importantes foram concluídas e entregues no Palácio Aloísio Filho. Foi construído um fraldário, um espaço inter-religioso, mobiliado o espaço de convivência, e reformado o Salão Nobre. A entrada principal do prédio, na avenida Loureiro da Silva foi reaberta, e o pórtico principal bem como o Largo das Bandeiras revitalizados.
Já em relação a melhorias tecnologicas dos serviços do legislativo, o ano foi marcado pela renovação do Parque Tecnológico (computadores, tablets e notebook), instalação da Central de água purificada e a assinatura do novo contrato que modernizou a TV Câmara.