Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Hamilton Sossmeier é empossado presidente da Câmara. Melo ressalta integração com Legislativo

Detalhes Notícia
Solenidade de Posse do Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Vereador Hamilton Sossmeier, e da nova Mesa Diretora. Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA

 

O novo presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), tomou posse nesta segunda-feira. Ele exercerá o cargo durante o ano de 2023. A cerimônia aconteceu no Plenário Otávio Rocha e também empossou os demais integrantes da Mesa Diretora para este ano: 1º vice-presidente, vereador Moisés Barboza (PSDB); 2ª vice-presidente, vereadora Cláudia Araújo (PSD); 1º secretário, vereador Alvoni Medina (Republicanos); 2º secretário, vereador Airto Ferronato (PSB); 3ª secretária, vereadora Lourdes Sprenger (MDB); e 4º secretário, vereador Aldacir Oliboni (PT). Sossmeier nasceu em 11 de agosto de 1962, na cidade de Passo Fundo (RS). É pastor evangélico, estudou Contabilidade, formou-se em Gestão Financeira, e é autor do livro “O caminho para prosperidade – Princípios de Administração Financeira”. Já foi secretário estadual do Trabalho, Emprego e Renda.

O presidente da Câmara no ano de 2022, vereador Idenir Cecchim (MDB), ao passar o cargo para o seu sucessor, agradeceu a presença de todos que prestigiavam o evento e salientou a boa relação com o Executivo no período em que esteve à frente da Casa. Cecchim destacou também a contribuição dos vereadores, da Mesa Diretora de 2022, dos servidores da Câmara. “Agradeço a cada um pela contribuição que deram para a Câmara de Vereadores, mas principalmente para a cidade de Porto Alegre. Os 35 vereadores que eu pude ter esta honra de presidi-los”, declarou.

Sossmeier, Melo, Cecchim e a nova Mesa Diretora. Foto: Leonardo Lopes/CMPA

O novo presidente lembrou os principais ideais da democracia, com base nos três poderes instituídos, Executivo, Legislativo e Judiciário; salientando o papel do Legislativo. “Me atrevo aqui a considerar o Legislativo o órgão supremo do Estado, por meio da sua grande função que é falar em nome do povo. Em nome do povo, caros colegas e amigos, e vocês que estão conosco. Esse é o ideal que deve nortear a nossa prática, enquanto representantes dos porto-alegrenses. Nós somos essa Casa Legislativa, que é o canal de comunicação entre o Executivo e o cidadão”, discursou.

Sossmeier falou do privilégio de presidir a Câmara Municipal nos seus 250 anos. “Que honra e que responsabilidade será para esta Mesa Diretora. Será com certeza o marco para o Legislativo da Capital. Com certeza teremos como meta neste ano promover a integração dos servidores e da sociedade em geral no aniversário da nossa Câmara Municipal”. Por fim, enfatizou também as obras e benfeitorias realizadas na Casa nas duas gestões anteriores e que dará continuidade enquanto presidente.

O prefeito Sebastião Melo destacou a integração entre prefeitura e Câmara Municipal para apreciar projetos de interesse de Porto Alegre e afirmou que a legislatura “mais mudancista da história” teve coragem para fazer as transformações que a cidade precisa. “A Câmara votou todos os projetos encaminhados pelo Executivo e, mesmo com divergências, nunca se absteve de apreciar medidas fundamentais para o desenvolvimento”, enfatizou. “Nosso reconhecimento ao Cecchim, com quem comecei minha trajetória em 1978, pela gestão plural e parceria para transformar a Capital”, agradeceu Melo.

Ao novo presidente, Melo manifestou o desejo de que Executivo e Legislativo continuem trabalhando em conjunto para avançar nas entregas à população. “A harmonia entre os poderes é o caminho para uma cidade melhor”, completou.

Além de Sossmeier, tomaram posse Moisés Barboza (PSDB) como primeiro vice-presidente; Cláudia Araújo (PSD), segunda vice-presidente; Alvoni Medina (REP), primeiro secretário; Airto Ferronato (PSB), segundo secretário; Lourdes Sprenger (MDB), terceira secretária; e Aldacir Oliboni (PT), quarto secretário.

Além da Mesa Diretora, foram empossados ainda os vereadores integrantes das Comissões Permanentes do Legislativo. CCJ: Idenir Cecchim (MDB), Comandante Nádia (PP), Felipe Camozzato (NOVO), Laura Sito (PT), Márcio Bins Ely (PDT), Cláudio Janta (SD) e Ramiro Rosário (PSDB). CEFOR: Airto Ferronato (PSB), Bruna Rodrigues (PC do B), João Bosco Vaz (PDT), Mari Pimentel (NOVO), Roberto Robaina (PSOL). CUTHAB: Leonel Radde (PT), Fernanda Barth (PSC), Moises Barboza (PSDB), Jesse Sangalli (Cidadania), Karen Santos (PSOL), Cezar Schirmer (MDB). CECE: Mauro Pinheiro (PL), Gilson Padeiro (PSDB), Giovane Byl (PTB), Jonas Reis (PT), Daiana Santos (PCdoB). CEDECONDH: Kaká Dávila (PSDB), Alvoni Medina (REP), Cassiá Carpes (PP), Alexandre Bobadra (PL), Pedro Ruas (PSOL) e Matheus Gomes (PSOL). COSMAM: José Freitas (REP), Cláudia Araújo (PSD), Aldacir Oliboni (PT), Mônica Leal (PP), Lourdes Sprenger (MDB), Psicologa Tanise Sabino (PTB).