Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Ministra de Lula mantém vínculo político com família de miliciano, por Italo Nogueira/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
OUTRO LADO: Daniela Carneiro (Turismo) diz que apoio em campanha não significa compactuar com crimes, e advogado de ex-PM diz que proximidade não arranha reputação. A ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil), com Lula durante anúncio dos últimos nomes para compor o primeiro escalão do governo - Pedro Ladeira - 29.dez.22/Folhapress

O grupo político da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil), e de seu marido, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (União Brasil), mantém há ao menos quatro anos vínculos com a família do ex-PM Juracy Alves Prudêncio, o Jura, condenado e preso sob acusação de chefiar uma milícia na Baixada Fluminense.

Daniela teve o apoio da ex-vereadora Giane Prudêncio, mulher de Jura, nas eleições de 2018 e do ano passado.

O próprio miliciano se envolveu em atos de campanha de Daniela há quatro anos, quando cumpria as condenações por homicídio e associação criminosa em regime semiaberto.

Jura, apontado como chefe do chamado “Bonde do Jura”, estava nas ruas em 2018 após ser nomeado, em junho de 2017, como assessor de uma secretaria da Prefeitura de Belford Roxo, comandada por Waguinho. O emprego lhe garantiu o benefício de trabalhar fora da cadeia.

Leia mais na Folha de São Paulo