Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Lula chegou com espírito de revanche, diz Mourão à Folha, por Igor Gielow/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Candidato a líder da oposição, ex-vice vê três Poderes como culpados por suspeitas de golpismo militar. O ex-vice-presidente Hamilton Mourão com o ex-presidente Jair Bolsonaro, em evento no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira- 12.jan.2021/Folhapress

Vice-presidente de 2019 a 2022, o general Hamilton Mourão diz que o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “chegou com espírito de revanche e sem entender que venceu uma eleição no photochart, portanto sem um apoio francamente majoritário”.

Desde que assumiu no domingo (1º), Lula promove um inédito desmonte de decretos que caracterizaram a gestão de Jair Bolsonaro (PL), como as regras que facilitavam o acesso a armas, e também medidas de última hora, como a que tirava R$ 5,8 bilhões da arrecadação federal.

Já a metáfora usada por Mourão com a técnica usada para definir vencedores em corridas apertadas de cavalos se refere aos 50,9% atingidos por Lula no segundo turno em outubro, ante 49,1% do então presidente.

Respondendo a questões enviadas pela Folha por WhatsApp, ele afirmou que sua avaliação se dá por “atos e palavras”. “Está na hora de compreender o país que precisam governar, despindo seus preconceitos políticos, econômicos e ideológicos”, afirmou.

Leia mais na Folha de São Paulo