A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Transparência e Controladoria (SMTC), já realizou 87.427 mil atendimentos desde o lançamento do WhatsApp do 156 – (51) 34330156 – em 3 de janeiro de 2022. Deste total, 66.218 mil (75,74%) são referentes ao atendimento via chatboot (robôs que interagem com usuários, automaticamente, usando inteligência artificial para solucionar dúvidas ou fornecer outras informações) e 21.209 mil (24,26 %) ao atendimento realizado por profissionais.
De acordo com o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, esta modalidade de atendimento chegou para facilitar a comunicação com o cidadão. “Por meio do WhatsApp é possível registrar protocolos para solicitação de poda de árvore, fornecimento de água, fechamento de buraco de rua, denúncias de focos do mosquito da dengue, entre outros serviços”, afirma Ferenci .
Atualmente são 16 opções: trânsito e transporte; água e esgoto; zeladoria: árvores e tapa-buracos; impostos e taxas; fiscalizações; serviços de saúde; assistência social – Fasc; iluminação pública; Procon; limpeza urbana – DMLU; agendamento da orla; dengue; Escritório de Licenciamento; castração de cães e gatos; Previmpa e Mais Comunidade.
A opção mais buscada na plataforma no primeiro ano de atividade foi trânsito e transporte (41,63% atendimento humano e chatbot com 23,69%). Na sequência estão as opções água e esgoto (14,58% atendimento humano e chatboot 15,97%), impostos e taxas (10,18% atendimento humano e 7,27% chaboot) e zeladoria (8,69% atendimento humano e chatboot 4,93%).