Até o final deste primeiro semestre de 2023, o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) ampliará os serviços em oftalmologia, ofertando atenção integral nessa área, com todos os exames e procedimentos podendo ser realizados na instituição.
“O município de Canoas dará atenção integral e a população contará com esse benefício no Graças”, destaca o secretário municipal da Saúde, Aristeu Ismailow.
O diretor geral do Hospital, Juliano da Silva, informa que o novo Centro de Oftalmologia deve ser entregue à população em maio. “A previsão é que a obra seja finalizada em abril, para que em seguida receba o mobiliário e os equipamentos necessários”, informa.
A obra está sendo realizada na área onde antigamente funcionava a Obstetrícia e receberá investimento total na ordem de R$ 1 milhão, incluindo a parte física, mobiliário e equipementos. A reforma, sob coordenação da arquiteta Angelina Blömker, tem duas etapas de execução. A primeira fase, com 220,79m², corresponde às áreas de atendimento e exames ambulatoriais, e a segunda, com 101,64m², corresponde ao setor onde serão realizados os procedimentos cirúrgicos, totalizando 322,43 m².
Angelina fala da satisfação de atuar no projeto e menciona que modernizar um hospital ocasiona uma mudança enorme na forma que o usuário enxerga a instituição. “Facilmente ele percebe a importância que o hospital dá a ele através da qualidade e conforto dos espaços”, comenta.
O Graças está sob intervenção da Prefeitura e desde 2021 recebe melhorias, o que há muitos anos não ocorria. O trabalho do secretário municipal da Saúde e dos interventores Rodrigo Oyarzabal de Oliveira, Débora Assumpção Vianna e Elisiane da Costa Amorim nesse processo de recuperação da estrutura física do hospital possibilitou a realização de outras obras como a reforma da Unidade de Terapia Intensiva Dr. Marco Antônio Figueiró, entregue à população em outubro.