A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt (MDB), anunciou nesta quarta-feira (25) o ingresso da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo no Conselho Mundial da Água (World Water Council), organismo internacional formado por 400 organizações de 60 países. No Brasil, apenas duas autarquias de saneamento fazem parte do seleto grupo. A outra é a Sabesp, de São Paulo.
O conselho permite troca de experiências, acesso a novas tecnologias e facilidade de contato com investidores e financiadores. Além disso, a participação dá direito a voto em novas políticas relacionadas à água em nível mundial, incluindo o Brasil.
“A água é o recurso natural mais valioso e tornou-se um desafio para todas as esferas de governo. Precisamos de conhecimento e ações para gerenciar adequadamente os recursos hídricos e incentivar o uso eficiente da água”, afirmou Fátima Daudt, que pretende concluir a gestão da prefeitura, no fim de 2024, com índice de 55% de tratamento de esgoto. Ela recebeu a cidade de Novo Hamburgo, em 2017, com apenas 4,7%.