Porto Alegre, sexta, 22 de novembro de 2024
img

Acordos comerciais, obras e dinheiro: como Lula tentou convencer Uruguai a desistir de acordo com a China, por Leandro Prazeres, da BBC

Detalhes Notícia
Os presidentes Luiz Inácio Lula Da Silva e Lacalle Pou no palácio presidencial do Uruguai em Montevidéu. CRÉDITO,GASTON BRITOS/EPA-EFE/REX/SHUTTERSTOCK

Em sua viagem ao Uruguai em meio a uma crise no Mercosul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu acelerar as negociações do acordo do bloco com a União Europeia e disse estar aberto a conversar sobre um acordo entre o bloco e a China. A posição foi dada após reunião com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, nesta quarta-feira (25/1).

“Eu disse ao presidente Lacalle e tenho dito aos meus ministros é que vamos intensificar as discussões com a União Europeia e vamos firmar esse acordo pra que a gente possa discutir um possível acordo China-Mercosul”, disse Lula após a reunião Lacalle Pou.

O acordo comercial com a União Europeia foi firmado em 2019, mas ainda não está em vigor porque precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países envolvidos. Na Europa, países como a França fizeram críticas à política ambiental do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), travando o processo.

Leia mais na BBC