Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

PGR defende no STF arquivamento de pedido de advogados contra posse de deputados bolsonaristas, por Karolini Bandeira/O Globo

Detalhes Notícia
O ministro Alexandre de Moraes havia estabelecido o prazo de 24 horas para a PGR analisar a solicitação. Fachada do STF após ataques terroristas. Foto: Carlos Moura/STF/10-01-2023

 

 

A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) neste sábado manifestação contra o pedido feito por um grupo de advogados para que o tribunal suspenda a posse dos deputados bolsonaristas suspeitos de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro. A cerimônia em que os parlamentares eleitos em outros vão assumir seus cargos está marcada para o dia 1º de fevereiro.

No parecer enviado ao STF, o subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, afirma que o pedido não apresentou elementos que justifiquem abertura de inquérito contra nenhum dos 11 citados.

“É óbvio que, caso surjam novos elementos que indiquem que os parlamentares concorreram para os crimes, serão investigados e eventualmente processados na forma da legislação em vigor”, afirmou Santos.

Leia mais em O Globo