Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

RS: Brigada Militar realiza formatura de 73 PMs habilitados ao posto de tenente

Detalhes Notícia
Curso Básico de Administração Policial Militar (CBAPM) capacita primeiros-sargentos à promoção. PMs com farda composta por gandola branca e calça ou saia ocre, todos com cap de cobertura, aparecem alinhados em fila empunhando as espadas de oficias. Cada um deles está sobre um suporte quadrado de cor azul, no gramado do estádio do complexo de Ensino da BM. Completaram a formação 60 homens e 13 mulheres - Foto: Sd Ribeiro/PM5/EMBM

 

 

Em mais um ato de valorização, reconhecimento e qualificação do efetivo, a Brigada Militar (BM) realizou, neste sábado (28/1), a formatura do Curso Básico de Administração Policial Militar (CBAPM). A solenidade, que formou 73 novos tenentes, aconteceu no Estádio General Cypriano, no complexo do Departamento de Ensino da BM, na capital.

O CBAPM é a capacitação que habilita os primeiros-sargentos à promoção ao posto de 1º tenente. O curso, que se iniciou em 16 de novembro de 2022, teve carga horária de mais de 540 horas de instruções teóricas e práticas, além de estágio que possibilitou a experimentação e testagem do aprendizado.

O curso, supervisionado pelo Departamento de Ensino, foi coordenado e executado pela Academia de Polícia Militar. Completaram a formação, 60 homens e 13 mulheres. O primeiro-sargento Jurandir Fortes de Oliveira recebeu das mãos do comandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli, medalha pela primeira colocação no CBAPM, com nota final 9,98.

Paraninfo da turma, o comandante-geral da BM parabenizou a garra e persistência dos afilhados. “Este momento simboliza o resultado de anos de devoção e, principalmente, de renúncia e abnegação. Todos aqui, sem exceção, são militares experimentados no ofício, ingressaram em momentos distintos da nossa Brigada e trazem consigo uma trajetória de sucesso”, destacou o coronel Feoli.

O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, afirmou que a qualificação do efetivo reflete na melhoria da prestação de serviço à comunidade. “Hoje a BM é referência no Brasil, e o que nos traz este resultado é o esforço e dedicação destes homens e mulheres que atuam diariamente. Estes policiais que se formam vão auxiliar no comando de frações da corporação, e um efetivo qualificado é um grande ganho ao sistema de segurança”, ressaltou.
Além de Caron e Feoli, também estiveram presentes o subcomandante-geral da BM, coronel Douglas da Rosa Soares, e o chefe do estado-maior da BM, coronel Rogério Stumpf Pereira Junior, dentre outras autoridades civis e militares.