O atleta de Canoas, Reinaldo Charão foi convocado, na última semana, para fazer parte da equipe Masculino Composto Open, que vai disputar o Mundial de Para Tiro com Arco, em Pilsen, na República Tcheca, entre os dias 17 e 23 de julho. É a quarta convocação do atleta para fazer parte da seleção paralímpica.
Charão treina e dá aulas para novos atletas, no Centro Esportivo São Luís. A modalidade Tiro com Arco é uma das atividades que integram o Programa Atleta Cidadão do Futuro (ACF) Paradesporto, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), que vem trabalhando para ampliar a oferta de modalidades nos programas paradesportivos oferecidos pelo município.
Mirando Paris 2024
O atleta Reinaldo Charão destacou a importância da primeira oportunidade em garantir vagas para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris 2024. “É uma expectativa grande, pois esse sempre foi o meu sonho e hoje, é o meu objetivo principal, estar em uma paralimpíada. Quero chegar no Para Championships World Archery Pilsen 2023 preparado para buscar essa vaga e continuar firme no propósito de ser convocado para a paralimpíada de Paris 2024”.
Para o secretário adjunto do Esporte, Jerson Cunha, a convocação do atleta é a afirmação de todo empenho e dedicação que Charão tem desempenhado nas competições que participa. “É um atleta extremamente dedicado, que vem a cada dia mais crescendo na modalidade e desenvolvendo uma alta performance nas competições mundo afora, servindo de exemplo para crianças, jovens e adultos que desejam ingressar no paradesporto”.
Paradesporto em Canoas
A modalidade Tiro com Arco faz parte das competições paralímpicas e pode ser disputada por pessoas com deficiência física e visual (cadeirantes, amputados, PCs, baixa visão e cegos) e é uma das atividades desenvolvidas nos programas paradesportivos da cidade. O Atleta Cidadão do Futuro (ACF), os Jogos Abertos de Canoas (Parajac) e também as Competições Escolares Canoense (Paraceca) são algumas destas iniciativas.