Porto Alegre, sábado, 21 de setembro de 2024
img

Liberada a pesca do camarão na Lagoa dos Patos, por Angélica Silveira/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Pescadores têm expectativa muito positiva em relação à safra. Pesca do camarão está liberada a partir desta quarta na Lagoa dos Patos | Foto: Josué Machado / Especial / CP

 

 

A pesca do camarão está liberada a partir desta quarta, e pelos próximos quatro meses, na Lagoa dos Patos. A estiagem (que prejudicou principalmente os agricultores), a salinidade da Lagoa e o clima quente fazem com que os pescadores tenham uma expectativa muito positiva em relação à safra, que vai até o dia 31 de maio.

“A partir de novembro a água começou a salgar, o que favoreceu a entrada do camarão vindo do mar para a Lagoa. O clima quente e a estiagem são propícios para o desenvolvimento do crustáceo”, explicou o presidente da colônia Z1, em Rio Grande, Nilton Machado.

Na cidade, em torno de 1 mil pescadores estão regularizados e estão autorizados para ir atrás do camarão na lagoa. O crestáceo já começou a ser vendido em vários locais, como o Mercado Público da cidade no centro. Para Machado, o ideal é que os pescadores recebam no mínimo de R$ 10 pelo quilo do camarão. Nesta quarta, o produto estava sendo vendido á R$ 7 pelos pescadores do bairro São Miguel.

Leia mais no Correio do Povo