Porto Alegre, sábado, 21 de setembro de 2024
img

Temor de mais demissões na Americanas no RS mobiliza sindicatos, por Bárbara Lima/JornaldoComércio

Detalhes Notícia
Na Capital, empregados mostram tranquilidade, enquanto sindicatos estão apreensivos ISABELLE RIEGER/JC

 

 

Temendo possíveis demissões em filiais da Lojas Americanas no Rio Grande do Sul, sindicatos de comerciários e lojistas de Porto Alegre se reuniram para avaliar ações que minimizem os prejuízos a trabalhadores. A Americanas tem 65 lojas no Estado, 14 delas na Capital. No Brasil, são 44 mil empregados.

A Americanas está em recuperação judicial desde o dia 19 de janeiro, após ser constatado um rombo financeiro de R$ 44 bilhões.

Apenas um caso de funcionário demitido foi registrado até agora e ocorreu na unidade da rua dos Andradas, no Centro Histórico da Capital, a maior da marca no Estado. O presidente do Sindicado dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA), Nilton Souza Neco, disse que o empregado tinha três anos de casa.

“Queriam que ele assinasse sem receber”, disse o sindicalista. O trabalhador foi desligado cinco dias antes da varejista entrar em recuperação judicial (RJ). “Por isso, ele não recebeu a rescisão, apenas FGTS e seguro desemprego. Para receber a rescisão, por conta da recuperação judicial, terá de solicitar na Justiça”, explicou.

Leia mais no Jornal do Comércio