Porto Alegre, sábado, 21 de setembro de 2024
img

Canoas: MiniZoo é reaberto para visitação do público

Detalhes Notícia
Canoenses aproveitaram a volta do espaço . Foto: Alisson Moura/PMC

 

 

E a espera pela volta do MiniZoo finalmente acabou! Após quase seis meses fechado por conta do temporal de agosto do ano passado, o local foi reaberto para o público nesta quarta-feira (1º). Agora, os canoenses podem voltar a visitar os mais de 120 animais, de 40 espécies diferentes, que compõem o plantel do Zoológico.

Isabela, de 9 anos, visitou o Zoo pela primeira vez, acompanhada da avó, e ficou feliz pela oportunidade de conhecer o espaço. “É muito legal, fiquei bem feliz de poder vir aqui conhecer os bichinhos. Que bom que agora está aberto, vou querer vir várias vezes”.

Vale destacar que os bichinhos que ficam à disposição do público são residentes fixos do Zoo, não podendo ser devolvidos à natureza por terem sido criados em cativeiro ou por conta de algum problema físico. Estes animais são cuidados por uma equipe técnica qualificada, recebendo ambientação, alimentação e tratamento adequados.

O prefeito em exercício, Dr. Nedy Vargas, destaca a importância dos trabalhos no MiniZoo. “Hoje, é um dia de muita alegria e comemoração para a nossa cidade, porque o nosso MiniZoo está novamente de portas abertas para recepcionar os canoenses. O temporal do ano passado provocou muitos estragos, mas, com o trabalho vocacionado das nossas equipes da Prefeitura, reconstruímos diversos recintos, ampliamos a estrutura e estamos devolvendo esse espaço totalmente revitalizado aos canoenses e aos mais de 120 animais que aqui habitam”.

O MiniZoo fica localizado junto ao Parque Municipal Getúlio Vargas (Capão do Corvo), na Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, nº 900, no Bairro Marechal Rondon. A visitação é gratuita e acontece de terça a domingo, das 10h às 16h.

MiniZoo é referência em reabilitação e tratamento de animais silvestres

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter, a volta do público é importante para a retomada dos projetos de educação ambiental. “O Zoo é um espaço fundamental, onde as pessoas podem ter um contato próximo com as espécies nativas de forma gratuita, criando uma consciência ambiental. Ficamos muito felizes com a normalização da visitação, para que possa ser dada continuidade nos trabalhos de educação ambiental”.

Além destas atividades, que devem ser retomadas gradativamente, o Zoológico de Canoas presta um importante serviço de tratamento e reabilitação de animais silvestres. E mesmo no período em que o MiniZoo permaneceu fechado, o trabalho não parou. Somente em 2022, a equipe atendeu 1.296 animais, que foram resgatados de situações ilegais ou encaminhados pela comunidade.

Os trabalhos de reconstrução do MiniZoo contaram com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente, da Corsan e das empresas Athena e Perfecta.