Porto Alegre, sábado, 21 de setembro de 2024
img

Fevereiro inicia com rios da Região Metropolitana do RS em baixa pela estiagem, por Felipe Faleiro/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Mais de 45% dos municípios gaúchos já protocolaram situação de emergência devido à seca. Trechos da orla do Guaíba seguem com nível mais baixo em razão da falta de chuvas | Foto: Alina Souza

 

 

A estiagem no Rio Grande do Sul segue causando graves efeitos nos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, principalmente no abastecimento de água, causados pela baixa vazão dos mesmos. Os níveis dos rios continuam sua trajetória de queda, devido às chuvas escassas e altas temperaturas. O Rio Gravataí iniciou o mês de fevereiro com o registro de 1,48 metro na medição mantida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) no Balneário Passo das Canoas, no município de Gravataí, após a chuva que chegou a 17,2 milímetros na tarde de terça-feira.

O nível do Gravataí já se mantinha acima de 1,40 metro desde a tarde do último sábado, após outro intenso episódio de chuva na área de medição. Já em Alvorada, a régua da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan exibia, na manhã desta quarta-feira, a marca de 1,52 metro. Por sua vez, o Sinos, no Centro de São Leopoldo, apresentava 69 centímetros, com forte tendência de oscilação, de acordo com a aferição da Agência Nacional de Águas (ANA).

Leia mais no Correio do Povo