Porto Alegre, sábado, 21 de setembro de 2024
img

Autor de postagem de ódio contra Bolsonaro poderá pagar multa de R$ 20 mil, por Vinicius Lemos/Estado de Minas

Detalhes Notícia
O acordo de transação penal pode ser firmado entre o réu e o Ministério Público Federal, mas defesa, inicialmente, diz que vai declinar. MPF poderá arquivar o caso (foto: Divulgação/MPF)

 

 

Para evitar um processo judicial, o Ministério Público Federal (MPF) propôs ao homem que fez uma postagem que incitaria ataque contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o pagamento de uma multa no valor de R$ 20 mil. A tentativa de acordo foi enviada para mais seis pessoas envolvidas no caso, registrado em março de 2021, durante passagem do político por Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

O acordo de transação penal pode ser firmado entre o réu e o Ministério Público e, dessa forma, ele aceitaria cumprir pena antecipada de multa ou restrição de direitos e o processo é arquivado.

Neste caso, os envolvidos são apontados como incitadores de crimes contra a integridade física e a vida do então presidente. No dia 4 de março de 2021, Bolsonaro passou pelo aeroporto da cidade. À época, foi identificado que no dia anterior, no Twitter, João Reginaldo da Silva Júnior, escreveu:

“Gente, Bolsonaro em Udia amanhã… Alguém fecha virar herói nacional?”. Em mensagem posterior ele ainda afirmou: “Atualização: o (governador Romeu) Zema estará também. Olha a oportunidade aí, meus amigos”.

Leia mais no Estado de Minas