Autoridades da Turquia e da Síria informaram na noite de segunda-feira (06/02) que já passa de 3.600 o número de mortos pelo terremoto que atingiu na madrugada uma região de fronteira entre os dois países.
O tremor de magnitude 7,8 na escala Richter sacudiu o sudeste da Turquia e o noroeste da Síria. Na Turquia, foram confirmadas 2.316 mortes, além de pelo menos 1.300 mortes na Síria. O número de vítimas deve aumentar nas próximas horas. Milhares de pessoas também ficaram feridas.
O abalo ocorreu às 4h17 (horário local) e seu epicentro foi próximo à capital da província de Gaziantep, um importante centro industrial no sudeste da Turquia. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro ocorreu a uma profundidade de 18 quilômetros. O terremoto inicial foi seguido por dezenas de réplicas, incluindo um tremor de magnitude 7,5.
O fenômeno também foi sentido na capital turca, Ancara, no Líbano, no Chipre e até na capital egípcia, Cairo. Milhares de edifícios desabaram em uma ampla área de centenas de quilômetros, desde o norte da Síria – palco de uma guerra civil há quase 12 anos –, em cidades como Aleppo, até o sudeste da Turquia, onde foi afetada a maior cidade da região, Diyarbakir. Equipes de regaste buscam por sobreviventes nos escombros.
Leia mais em Deutsche Welle