Os municípios que decretaram situação de emergência terão direito a auxílios para as famílias que necessitarem, mediante análise da assistência social das cidades. Além disso, terão recurso para levar água potável à população. Estes são os principais resultados da reunião da reunião do prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, que é presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil Wolnei Aparecido Wolff e o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, nesta manhã, em Brasília.
Com apoio da equipe técnica da Defesa Civil federal, haverá treinamentos para os coordenadores das pastas que atuam diretamente na área nos municípios. “Eles aprenderão a operar o sistema para solicitação e para, após, prestar contas. A Granpal vai comunicar os gestores para iniciar o treinamento já na próxima semana”, comentou Battistella.
Acompanharam a agenda, o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Santa Rita, Rodrigo Pedal; vereador Ildo Maciel (Lebrão); diretor Executivo da Granpal, Eduardo Fagundes e o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Juliano Furquim.