Após apresentado o impasse entre a prefeitura de Porto Alegre e o Carnaval de rua, a Secretaria municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) convocou as lideranças dos blocos para uma reunião na segunda-feira, dia 13, às 19h, na Casa de Cultura Plauto Cruz. O objetivo é articular, em conjunto, a formação de uma comissão destinada a deliberar sobre os editais de fomento e eventos descentralizados com vistas ao futuro do Carnaval de rua na Capital. Um primeiro encontro ocorreu no dia 31 de janeiro, no auditório do Atelier Livre do Centro Municipal de Cultura.
O secretário da Cultura, Henry Ventura, diz que a proposta é construir um edital que atenda às necessidades dos blocos que sairão às ruas pela primeira vez neste ano desde o início da pandemia de Covid-19. “Estamos trabalhando pelos blocos de Carnaval em um edital estruturante, maior do que os já realizados até hoje”, enfatiza.
No início deste ano, a SMCEC encaminhou uma proposta inédita de edital de fomento aos blocos de rua via Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística de Porto Alegre (Fumproarte), a fim de fortalecer as agremiações para as festividades. O recurso será disponibilizado para atender às propostas elencadas nos projetos dos blocos.
Leia mais no Correio do Povo