Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
img

Zeca Dirceu: ‘O eleitor decidiu que os partidos de direita fossem a ampla maioria na Câmara’, por Pedro Venceslau/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Na data de aniversário do PT, líder da legenda na Câmara diz que, em 20 anos, a sigla está ‘mais calejada e resistente’ em um ‘ambiente político contaminado’. Deputado Zeca Dirceu, líder do PT na Câmara. Foto: Beto Oliveira/Estadão

 

 

Escolhido pela bancada de 69 deputados federais do PT como novo líder do partido na Câmara, o deputado federal Zeca Dirceu (PR), de 44 anos, defendeu o acordo que ajudou eleger o ex-bolsonarista Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Casa. “O eleitor decidiu que os partidos de direita fossem a ampla maioria”, afirmou o deputado em entrevista ao Estadão nesta sexta-feira, 10, em que o PT completa 43 anos. “Nos últimos anos o PT presidiu poucas comissões e sempre as últimas que sobravam. Agora vamos presidir 4 comissões, tendo ainda mais duas para a federação. Uma vai para o PV e outra para o PCdoB.”

Zeca Dirceu confirmou ainda que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a principal da Casa, será presidida pelo deputado Rui Falcão (SP). Confira os principais trechos da entrevista:

Foi difícil para o PT apoiar o Arthur Lira para a presidência da Câmara?
O desejo de qualquer militante do PT era que o partido tivesse um candidato viável para presidir a Câmara, mas o eleitor não quis isso e não elegeu uma ampla maioria de deputados de esquerda e mais próximos ao presidente Lula. O eleitor decidiu que os partidos de direita fossem a ampla maioria. O fizemos foi o mais razoável. Aproveitamos a eleição da Câmara para reacomodar o PT nos espaços que ele tem direito pelo seu tamanho proporcionalmente entre os 513 deputados. Nos últimos anos o PT presidiu poucas comissões e sempre as últimas que sobravam. Agora vamos presidir 4 comissões, tendo ainda mais duas para a federação. Uma vai para o PV e outra para o PCdoB.

Leia mais em O Estado de São Paulo