Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
img

Produção gaúcha de trigo avançou 64% na última safra, por Claudio Medaglia/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Levantamento mostrou produção de 5,732 milhões de toneladas no RS, 53% da safra nacional AFP/JC

 

 

A safra de trigo 2022 colhida no Rio Grande do Sul cresceu 64% sobre o período anterior, alcançando 5,732 milhões de toneladas. Os números, que colocaram o Estado como responsável por 53% do total obtido no País, são resultado de um aumento de 24,8% na área plantada, que mostram a aposta dos produtores na retomada da cultura, conforme mostra estudo da Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado nesta segunda-feira (13).

O levantamento objetivo da produtividade da cultura apontou rendimento médio de 3.941 quilos por hectare, 31% superior à média obtida na safra 2021. O estudo, com 95% de confiabilidade, foi realizado ao longo do período de cultivo em 105 pontos do estado, mapeados para representar a média fiel dos resultados nas diferentes regiões e microrregiões produtoras. Além de entrevistar os agricultores e obter uma série de informações sobre o cultivo, os técnicos colheram amostras, que foram classificadas por fase de desenvolvimento e pesadas, até que os números levassem ao cálculo final de rendimento sobre os 1,454 milhão de hectares plantados. Apesar da média de 64 sacas de 60 quilos por hectare, foram verificados rendimentos de até 101 sacas, em uma parcela analisada em Capão Bonito do Sul, no norte gaúcho.

O resultado surpreendeu positivamente o diretor e coordenador da Comissão do Trigo e Culturas de Inverno da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul), Hamilton Jardim.

Leia mais no Jornal do Comércio