Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
img

Disputa por comissões da Câmara repete polarização entre Lula e Bolsonaro e acirra rivalidade PT-PL, por Levy Teles/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Donos das maiores bancadas, PL e PT travam batalha para comandar os principais colegiados, como Constituição e Justiça e Fiscalização e Controle, além dos ‘ideológicos’. Antagônicos, grupos políticos ligados ao presidente Lula e ao ex-presidente Jair Bolsonaro se enfrentam na Câmara pela presidência de comissões. Foto: Amanda Perobelli/REUTERS e Dida Sampaio/ESTADÃO

 

 

Partidos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-presidente Jair Bolsonaro, PT e PL encabeçam uma disputa pela presidência de comissões estratégicas da Câmara. A polarização entre as duas legendas que marcou as eleições do ano passado se repete agora no Legislativo. PT e PL pretendem ter o controle de setores da agenda “ideológica” e de fiscalização do governo.

A Câmara tem 30 comissões temáticas, e a direção dos colegiados mais relevantes é disputada pelos partidos com grandes bancadas. O PL tem a maior, com 99 deputados. A federação do PT com PCdoB e PV tem a segunda, com 81 parlamentares. A expectativa é de que cada um dos dois partidos possa indicar os presidentes de até seis comissões.

Enquanto integrantes do PL buscam ocupar espaço para assegurar poder de pressão contra ações do governo em áreas como meio ambiente e cultura, petistas agem para não deixar com o principal adversário o comando dos colegiados.

Leia mais em O Estado de Sâo Paulo