Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
img

Corrupção da JBS nos EUA ganha destaque na imprensa internacional

Detalhes Notícia
Gigante de alimentos aparece em investigações envolvendo trabalho infantil, títulos verdes fraudulentos, emissões de metano e multa por suborno. Empresário Joesley Batista. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

 

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) está investigando se crianças empregadas ilegalmente como trabalhadoras noturnas em matadouros da JBS Foods nos estados de Nebraska e Minnesota são vítimas de tráfico humano.

A investigação, conduzida desde agosto do ano passado, constatou a presença de ao menos 31 crianças entre 13 e 17 anos de idade em ocupações perigosas. Algumas delas foram encontradas com queimaduras nas mãos devido à exposição a produtos químicos de limpeza.

Este não é o primeiro escândalo envolvendo a empresa dos irmãos Joesley e Wesley Batista na imprensa norte-americana nos últimos dias. Ainda no mês passado, o grupo de ativismo ambiental Mighty Earth entrou com uma representação na Securities and Exchange Commission (SEC), a “CVM” americana, pedindo a abertura de uma investigação sobre os mais de US$ 3.2 bilhões em títulos verdes (green bonds) que a JBS emitiu nos Estados Unidos. Os títulos são vinculados a metas de sustentabilidade da empresa e, segundo o documento entregue à SEC, correspondem a emissões “enganosas e fraudulentas”.

Leia mais em Diário do Poder