Porto Alegre, sexta, 22 de novembro de 2024
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Não são jornalistas, são avatares: como o chavismo promove propaganda e desinformação com inteligência artificial, por Florantonia Singer, El País/O Globo

Detalhes Notícia
Falsos relatórios sobre melhorias econômicas na Venezuela, impulsionados por perfis de computador, começaram a circular como anúncios no YouTube no país. Captura dos vídeos do 'House of News En Español', um suposto noticiário que busca lavar a imagem da economia venezuelana Reprodução de vídeo / YouTube

 

 

Um loiro apresenta uma reportagem para o House of News En Español, um suposto telejornal em inglês no qual tenta demonstrar que a economia venezuelana não está “tão destruída”, pois a ocupação hoteleira para o próximo feriado de carnaval já estaria tomada por venezuelanos ansiosos para gastar dinheiro em praias caribenhas. Em outro vídeo, um apresentador negro mostra os lucros gerados pelo Serie del Caribe, competição de beisebol realizada há uma semana em Caracas: US$ 10 milhões em ingressos para assistir aos jogos de beisebol e US$ 7 milhões em alimentos comprados pelos torcedores. Os dados surpreendem, já que o governo não especificou quanto custou para terminar dois estádios em tempo recorde com os cortes financeiros que, como repetem constantemente, as sanções internacionais lhes deixaram.

Os supostos jornalistas são Noah e Daren, dois avatares criados com inteligência artificial a partir do catálogo do software Synthesia de mais de cem rostos multirraciais. Como Noah e Daren, entre os avatares oferecidos pelo aplicativo, há outros que parecem vestidos como apresentadores de televisão, mas também há Dave, como médico e executivo, Carlo, com capacete de construção, uma mulher com um hijab, um chef e até Papai Noel. Alguns meses atrás, alguns deles, também no papel de repórteres, foram usados ​​em uma campanha de desinformação a favor da China, denunciou o New York Times.

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