Porto Alegre, segunda, 23 de setembro de 2024
img

Governo Boric diz que Chile vai dar nacionalidade a expatriados por Ortega; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Chanceler da Argentina, em ato semelhante, afirma que governo também está disposto a acolher opositores nicaraguenses. Apoiador do ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, durante manifestação pró-regime na capital Manágua - Oswaldo Rivas - 11.fev.22/AFP

 

 

O governo de Gabriel Boric anunciou nesta terça (21) que o Chile concederá nacionalidade aos ex-presos políticos da Nicarágua expatriados por Daniel Ortega. Destoando de outros líderes de esquerda da região, o chileno tem criticado a ditadura de Manágua.

Em nota, a chancelaria do país disse que “a defesa da democracia e dos direitos humanos transcende conjunturas políticas e forma parte dos pilares civilizatórios essenciais de uma sociedade”.

No último dia 9, a Justiça nicaraguense, controlada por Daniel Ortega, deportou aos EUA 222 ex-presos políticos, dos quais também tirou a nacionalidade e os direitos políticos. Poucos dias depois, estendeu a medida a outros 94 opositores, muitos no exílio, entre eles jornalistas e escritores reconhecidos. A punição impõe aos que não tem outra nacionalidade a condição de apátridas.

Leia mais na Folha de São Paulo