Porto Alegre, segunda, 23 de setembro de 2024
img

Lula pedirá soluções globais de combate às fake news em mensagem a evento da Unesco, por Bruno Góes e Gabriel Sabóia/O Globo

Detalhes Notícia
Governo aproveitará a conferência em Paris para marcar suas posições sobre o tema. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva 27/01/2023. Foto: Cristiano Mariz

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviará uma mensagem à Organização das Nações Unidas à Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para pedir a elaboração de soluções globais de combate à disseminação de notícias falsas. O governo aproveitará a conferência “Para uma Internet Confiável”, evento que ocorre em Paris, para marcar suas posições sobre o tema.

Lula foi convidado para o evento, mas não comparecerá. Ele será representado pelo secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação (Secom), João Caldeira Brant. Caberá a ele ler a mensagem enviada pelo presidente da República. Já o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso vai participar da conferência, onde falará amanhã.

O governo brasileiro vai se manifestar na conferência internacional no momento em que, internamente, trabalha para endurecer o PL das Fake News. O projeto, em tramitação na Câmara, prevê a implementação de mecanismos de controle e fiscalização à disseminação de conteúdos falsos, entre outros itens.

Leia mais em O Globo