Porto Alegre, segunda, 23 de setembro de 2024
img

BSBIOS pede licenciamento para usina de etanol, por Jefferson Klein/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Battistella espera que as obras sejam iniciadas ainda neste ano BSBIOS/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

O projeto da usina de etanol que a BSBIOS planeja construir em Passo Fundo avançou mais um passo neste mês de fevereiro. O CEO da companhia, Erasmo Carlos Battistella, informa que foi encaminhado o pedido de licença prévia ambiental da iniciativa na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para seguir adiante com o empreendimento.

“Antes, a gente precisava trabalhar a parte de engenharia para poder gerar informações suficientes e protocolar a licença”, detalha a dirigente. Ele acrescenta que, agora, é aguardar o trâmite dentro do órgão ambiental para depois solicitar o processo de licenciamento de instalação do complexo. O CEO da BSBIOS não prevê enfrentar maiores dificuldades nesta etapa porque a área onde será instalada a estrutura (na BR 285, Km 316) é distante da cidade e não apresenta grandes obstáculos do ponto de vista ambiental.

Inicialmente, havia a possibilidade de o desenvolvimento da usina ser conduzido em duas fases, aumentando a capacidade produtiva gradativamente. No entanto, Battistella diz que o pedido de licença realizado na Fepam é para uma unidade com capacidade para processar 1,5 mil toneladas de matéria-prima ao dia (cereais, principalmente trigo). “Ou seja, será feita em uma etapa única”, afirma o executivo.

Leia mais no Jornal do Comércio