Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Retomada de tributos federais sobre gasolina e etanol está prevista para março, diz Receita, por Idiana Tomazelli e Nicola Pamplona/FOlha de São Paulo

Detalhes Notícia
Medida assinada por Lula prevê a volta das alíquotas de PIS/Cofins sobre combustíveis no dia 1º. Posto de combustíveis em trecho urbano da Rodovia Anchieta, em São Paulo - Rivaldo Gomes - 20.jul.2022/Folhapress

 

 

A reoneração de tributos federais sobre a gasolina e o etanol está prevista para o início de março, como estipula a MP (medida provisória) editada no início do ano, afirmou nesta quinta-feira (23) o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, Claudemir Malaquias.

“De fato a MP previu que a alíquota de desoneração seria vigente até o final deste mês. A reoneração está prevista conforme a norma que está vigendo”, afirmou em entrevista a jornalistas.

Com a volta dos impostos, o preço da gasolina será acrescido de R$ 0,68 por litro, segundo cálculos do setor. No caso do etanol hidratado, o aumento ficará em R$ 0,24 por litro. Os números finais, porém, dependerão de estratégias de repasse das empresas.

Em 1º de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou uma MP para prorrogar a desoneração completa de PIS e Cofins sobre os combustíveis. A medida foi adotada inicialmente por seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), em 2022, na tentativa de conter a escalada de preços nas bombas em pleno ano eleitoral.

Leia mais na Folha de São Paulo