A perspectiva de várias dragagens a serem feitas na hidrovia gaúcha é vista pelos agentes do setor logístico como uma ação fundamental para melhorar as condições de movimentação de cargas por esse modal. As ações serão conduzidas pelos governos estadual e federal e os investimentos previstos devem ultrapassar o patamar de R$ 90 milhões.
No que compete ao governo do Estado, a Secretaria de Logística e Transportes informa que, inicialmente, a proposta era que se dragassem cinco canais prioritários. “Mas, o que se verificou, após isso, seja por dados técnicos pretéritos, seja por pedidos dos usuários das hidrovias, é que novos canais entrassem nessa pauta como prioritários, atendendo a todos os setores da economia que usam a hidrovia”, informa a pasta em nota.
Os canais que deverão ser dragados serão o da Feitoria, na Lagoa dos Patos (dragado em 2020, mas que já apresenta assoreamento, precisando redragagem), Leitão, Pedras Brancas, Itapuã, no Lago Guaíba, e Furadinho, no Delta do Jacuí. Além desses, devem ser trabalhados os canais que foram solicitados pela navegação interior, Foz dos Sinos e Foz do Caí, entre outros, em um volume menor, mas que são necessários para a movimentação dos terminais que atendem aquela região.
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