Porto Alegre, segunda, 23 de setembro de 2024
img

Retorno às aulas movimenta escolas estaduais em Porto Alegre, por Bárbara Lima/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Clima é de otimismo no Colégio Estadual Protásio Alves, onde estudam cerca de 1,3 mil estudantes LUIZA PRADO/JC

 

 

Na manhã desta quinta-feira (23), as escolas da rede estadual de ensino abriram as portas para os 780 mil alunos matriculados no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, o clima é de otimismo no Colégio Estadual Protásio Alves, onde estudam cerca de 1,3 mil estudantes e na Escola Técnica Estadual Irmão São Pedro, com seus 800 estudantes.
Por volta das 9h, os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Protásio Alves já estavam em um auditório para receber as principais orientações em relação à escola e ao convívio com os colegas. Foram debatidos assuntos como bullying, limpeza do ambiente escolar, novas disciplinas do Novo Ensino Médio, e questões relacionadas a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

O recreio também foi estendido para que os alunos pudessem socializar. A aluna do 1º ano Mariah Nogueira é nova na escola e está gostando bastante. “É bem grande, tem um pátio bem amplo”, disse. Ela está ansiosa para saber como será o primeiro ano do novo Ensino Médio. “Ainda não tenho muita noção de como vai ser, mas já sei que quero seguir pela área da Biologia”, afirmou a estudante.

O professor de sociologia Gilian Vinicius Cidades também está energizado para o início do ano letivo. “Saímos de um período conturbado de pandemia, estou vendo mais vida e vigor na escola, estou otimista”, empolgou-se. Este ano ele também dará disciplinas de gestão de políticas públicas, cultura e tecnologia digital e relações de gênero e vida em sociedade. “Estou empolgado, acho que ainda precisamos de incentivo, mas se abre um campo de possibilidades para trabalhar com os alunos”, ponderou o professor.

Leia mais no Jornal do Comércio